domingo, 26 de junho de 2011

Utilização no dia a dia (3): Corrida de 100m

Você já pensou na realização da corrida de 100 m?

Pois é, nela podemos observar várias situações de física, porém vamos pensar exclusivamente na Segunda Lei de Newton.

A alteração da força aplicada pelo corredor em vários momentos da corrida nos mostra que a aceleração deste está se alterando a cada momento do percurso.

No início, o corredor emprega uma força para que consiga obter a maior velocidade possível dentro do menor tempo, quanto maior a força, maior será a aceleração aplicada e consequentemente atingirá a velocidade desejada em um menor tempo.

Ao atingir a máxima velocidade que seu corpo suporta, o corredor precisa continuar aplicando força para manter sua velocidade, pois existirão forças que surgem como resistentes que fariam com que o corredor diminuísse a velocidade. No final da prova, devido as condições do corpo do corredor, a desaceleração ocorre de maneira gradativa, com o corredor diminuindo sua velocidade primeiramente com o fim da força aplicada (só age sobre ele as forças de resistência) e depois com a aplicação de uma força contrária ao movimento (que causa uma desaceleração).

Assista à prova de 100 m da final olímpica em Pequim (neste vídeo está em Slowmotion), e observe os movimentos dos atletas durante a prova:



Nenhum comentário:

Postar um comentário